top of page

4.

Orientação Vocacional e Profissional

Ao contrário do senso comum, a orientação vocacional não tem como objetivo dizer exatamente qual curso você deve escolher ao entrar na faculdade. Embora seja de grande utilidade para esta escolha, o processo de orientação visa indicar quais áreas mais se adequam com o seu perfil e personalidade.

 

Outro ponto importante de se destacar é que esse processo pode ser sim vivido na adolescência e início da vida adulta, mas também pode ser benéfico para todas as idades. Afinal, muitas pessoas atingem um impasse na vida profissional ao vivenciar inúmeras frustrações ao longo do caminho ou da falta de sentido na escolha da profissão, por esta razão é importante buscar conhecer-se e entender quais as possibilidades de mudança de rumo ou de uma guinada na carreira.

Visto os mais diferentes momentos que a orientação pode ser utilizada, meu trabalho busca compreender a sua situação atual e ajudá-lo a estabelecer novos objetivos e metas. Nesse contexto, a orientação profissional surge como uma ferramenta de apoio no processo de descoberta e redescoberta.

bottom of page